Apesar de conhecida como a cidade do exagero, Itu reserva muito mais para o turista que a escolhe como destino do fnal de semana. Esta fama teve origem na década de 70, quando o humorista ituano Simplício fazia na TV o papel de um caipira do interior, que costumava pedir para a esposa explicar o tamanho dos objetos que existiam em sua terra natal, sempre com muito exagero. Certo dia, lançou-se a frase: "Ofélia, diga o tamanho da mandioca que tem lá na nossa terra, em Itú?" Bastou para que a cidade ganhasse a fama.
Para completar, a antiga Telesp instalou na cidade um orelhão de 7 metros de altura, na praçã da Matriz Nossa Senhora da Candelária, chamando a atenção de quem passase por lá. Nessa mesma praça também está o semáforo Gigante que, além de atração turística, cumpre seu papel, pois funciona como qualquer outro semáforo.
NUm passeio pelo centro, o turista pode fotografar essas atrações e comprar lembrancinhas nas lojinhas da vizinhança, como a famosa "Gigantão". Para reafirmar a fama, a cidade esta construindo a Praça dos Exageros, parque temático que abrigará 10 "brinquedos do exagero", como lápis, borracha, caixa de fósforo, entre outros.
Mas não é só do exagero que vive o turismo de Itu, quem visita a cidade também pode aproveitar para ter contato direto com a natureza. Uma das maneiras é através do "Roteiro Caipira", que passa pelas fazendas da cidade e é capitaneado pelo anfitrião Timotéo, que diverte os turistas com seus "causos" e histórias um pouco "exageradas". Aliás, as fazendas de Itu são o ponto do turismo rural, sendo que cada qual oferece atrações diferentes aos visitantes.
Os campings da região também proporcionam diversão para toda a família, inclusive para quem aprecia os esportes radicais, como arvorismo, tirolesa e escaladas. O turista também pode optar pelas famosas cavalgadas, dirunas e noturnas, realizadas pelas fazendas do Chocolate, Capoava e Pirahy. O percurso pode ser curto ou cheio de aventuras, passando por morros, vales, lagos, fazendas e trilhas.
Outras dicas de passeio são o Museu da Energia, localizado num elegante sobrado com fachada de azulejos portugueses; o Museu Republicano, com um acervo relacionado aos republicanos históricos e à memória de Itu e a Cidade das Crianças, um complexo com jardins, coretos, playground e uma minicidade, onde os pequenos podem se divertir à vontade. Com todo esse clima de natureza, nem parece que a cidade está a menos de cem quilômetros da capital.
Revista Apê! Santana Edição 3 Maio/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário