sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cartagena: várias viagens em uma

Cartagena é daquelas cidades que conseguem agradar a vários tipos de turistas. Se você procura história, lá tem. Se o seu foco é provar boa comida, pode ir sem medo. Prefere curtir um ambiente mais romântico? Está na cidade certa.


Foto: Getty Images
Prédios coloniais do charmoso centro histórico de Cartagena


O visitante que procura história em Cartagena pode começar pelo centro velho e a cidade murada. Com a ajudar dos muitos guias turísticos disponíveis nas agências pode-se aprender um pouco sobre a história da construção da muralha, que teve o objetivo de impedir ataques piratas à cidade.


Foto: Getty Images Ampliar
Cartagena tem um cenário bucólico que encanta os turistas

Outra parada é o Castillo de San Felipe de Barajas, que chegava a abrigar mais de mil soldados em tempos de guerra. O castelo conserva muitos canhões da época em que foi construído. Do lado de dentro você vai encontrar um amplo pátio conhecido como Plaza das Armas. Para chegar lá é preciso subir escadas e andar por passagens subterrâneas que eram usadas para armazenar pólvora e armas.

Para fazer um roteiro cultural completo, não deixe de passar pelos museus que marcam presença em Cartagena. No centro histórico estão os principais. O Museo de Oro de Zenú expõe centenas de adornos feitos em ouro. Algumas peças usadas pelo fundador de Cartagena, Don Pedro Heredia, também podem ser vistas. O Palacio de La Inquisición, localizado na linda Plaza de Bolívar, abriga réplicas de instrumentos de tortura usados e vale uma visita rápida. O Museo de Arte Moderno conta com obras de artistas colombianos famosos como o pintor Ignácio Gómez Jaramillo.

Foto: Getty Images
Um romântico passeio de carruagem pode ser feito ao entardecer em Cartagena


Sem muita estrutura para receber crianças, a cidade murada é reduto de casais apaixonados de várias partes da Colômbia, e do mundo, que passeiam sem compromisso pelas ruas. Quem estiver em viagem romântica não pode deixar de se hospedar em dos vários hotéis-boutique muito bem localizados e decorados. Já para as famílias com crianças, o mais indicado é hospedar-se em resorts que estão um pouco distantes da cidade murada, mas oferecem uma infra-estrutura mais completa.

O passeio de charrete ao entardecer e o pôr-do-sol visto do Café del Mar na cidade murada são imperdíveis. Além disso, refeições à luz de vela podem fazer parte do roteiro romântico. A noite termina em uma das várias casas noturnas da cidade, como o muito bem cotado Café Havana. Por lá, muita música latina e casais dançando coladinhos.


Foto: Getty Images
As praias de Cartagena tem areia branquinha


Se o agito da cidade cansar, é sempre possível visitar uma das ilhas próximas à baía de Cartagena. Areias brancas e águas transparentes lembram que o arquipélago é banhado pelo Mar do Caribe.

Diversas atividades são oferecidas aos turistas, entre elas uma visita ao Oceanario de la Isla de San Martín de Pajarales, onde acontece o divertido show de golfinhos. Para os que não abrem mão de conhecer um pouco sobre a vida marinha do lugar, ainda é possível mergulhar ou fazer snorkeling com guias locais.

Foto: Getty Images Ampliar
As palenqueras, mulheres negras com vestes coloridas,  vendem frutas que refrescam o calor intenso


A gastronomia de Cartagena é variada e tem ingredientes marcantes. Dificilmente uma refeição ficará isenta da presença de frutas, especialmente banana, coco, morango e manga. Além das mesas dos restaurantes, elas estão literalmente em cada esquina da cidade murada. Por toda a cidade as palenqueras, mulheres negras com vestes coloridas, vendem frutas que refrescam o calor intenso.

Dois restaurantes de quase mesmo nome são bastante conhecidos: La Casa de Socorro e La Cocina de Socorro. Eles estão no bairro operário de Getsemaní, na parte velha da cidade. Os moradores locais indicam o La Cocina para visitantes, mas as porções generosas e saborosas do La Casa ganham mais pontos no gosto popular.

Algumas comidas típicas não podem faltar na viagem: os famosos e, muito consumidos, patacones – fatia de banana amassada e frita – e os pescados fritos. Aliás, fritura é o que não falta na Colômbia. Se você deseja uma refeição mais leve, pergunte antes ao garçom como o prato é preparado para não tomar um susto com fritura da entrada até a sobremesa.

Na Plaza de Los Coches está o famoso Portal de los Dulces. Por lá, as palenqueras vendem uma enorme variedade de doces. Um dia não fica completo em Cartagena sem uma parada para provar as delícias feitas à mão pelas mulheres de Palenque. Aproveite.


Fonte: http://turismo.ig.com.br/destinos-internacionais/cartagena-varias-viagens-em-uma/n1597602834868.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário