quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O que é o Caminho de Santiago

Com certeza você já deve ter ouvido falar no famoso Caminho de Santiago de Compostela. Pois então, vamos esclarecer algumas dúvidas. Na verdade, não é apenas um caminho, mas vários. O que eles tem em comum é o ponto de chegada, a cidade de Santiago de Compostela, na região da Galícia, Espanha. Segundo a tradição, ali repousam os restos mortais de Tiago Maior, um dos 12 apóstolos de Jesus, respeitosamente guardados numa arca de prata no porão da catedral decdicada ao santo.



Dentre os discípulos, Pedro, Tiago e seu itmão João, foram os mais íntimos de Jesus. Os evangelhos nos autorizam a afirmar isso porque, quando o nazareno queria se fazer acompanhar de um grupo mais restrito, era estes que chamava. Tiago estava tambem entre os mais impetuosos. Talvez esse traço de personalidade ajude a explicar sua pregação nos confins do mundo conhecido, como era a península ibérica.  Do mesmo modo, pode explicar o fato de ter sido o primeiro a morrer em nome da noca fé. Ao retornar a Jerusalém, Tiago foi decapitado, no ano 44, por ordem de Herodes Agripa I. Depois do martírio, o corpo de Tiago foi recolhido por dois discípulos que o acompanhavam desde a Galícia e sepultado nestas terras. Séculos depoi, fenômenos luminosos revelariam o local da tumba ao eremita Pelayo. Isso se deu entre820 e 830.

Do surgimento de um templo à formação de um importante polo de peregrinação para toda a cristandade foi um passo. Peregrinos acorreram de toda Europa, em busca de alguma graça. Aqueles que vinham de Portugual foram responsáveis por traçar o Caminho Portugês; os que vinham do restante da Europá fizeram diversos trajetos, sendo mais célebre o conhecido pelo nome de Caminho Real ou Francês, áté hoje percorrido por cerca de três quartos dos peregrinos.


Em 1122, o papa Calisto II concedeu à Catedral de Santiago o privilégio do jubileu pleníssimo. Isso significa que peregrinar até a catedral nos anos em que o dia 25 de julho incide em um domingo (data dedicada a Santiago) confere ao fiel o perdão pleno de seus pecados. Daí passados quase dez séculos, até hoje se nota a influência dos "anos santos" sobre o afluxo de peregrinos. Depedendo da pesperctiva pela qual se olhe, podemos enxergar profundas diferenças entre o peregrino medieval e o contemporâneo. Na Idade Média era permitido enviar um representante até Santiago. A peregrinação podia ser feita por um vassalo, em benefício do seu senhor.

Além disso, o caminhante estava mais vulnerável às intempéries e ás doenças, sem contr os ataques de salteadores. Hoje há infraestrutura de serviços, cujas portas se abrem mediante a apresentação de um singelo cartão de crédito.  Equipamnetos high tech atenuam as dores do caminhante e há segurança.

Mas também há semelhanças. Mesmo que a Igreja Católica tenha perdido boa parte de sua autoridade política, e que o Cristianismo tenha se diversificado sob pregações variadas, não é possivel negar uma fé que move multidões. Santiago continua inspirando-a. Porém, nem todos percebem que o "milagre" não se opera na catedral, e sim no Caminho que leva até ela. É o tempo que o peregrino reserva aos cuidados para consigo mesmo, a solidariedade aso outros, a simplicidade do dia a dia nos albergues, a abertura para novas experiências, tudo isso contribui para transformar seu interior em espelho do altyar que encontrará na grande Catedral.

Isso é o Caminho de Santiago: fora e dentroi; ontem e hoje. Acima de qualquer coisa, é nos passos do peregrino que o Caminho vive.

Fonte do texto: Metrô News, ed. 29/02/2012
Fonte da imagem: http://profleidmartins.blogspot.com/2011/01/o-caminho-de-santiago-de-compostela_09.html

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cartagena: várias viagens em uma

Cartagena é daquelas cidades que conseguem agradar a vários tipos de turistas. Se você procura história, lá tem. Se o seu foco é provar boa comida, pode ir sem medo. Prefere curtir um ambiente mais romântico? Está na cidade certa.


Foto: Getty Images
Prédios coloniais do charmoso centro histórico de Cartagena


O visitante que procura história em Cartagena pode começar pelo centro velho e a cidade murada. Com a ajudar dos muitos guias turísticos disponíveis nas agências pode-se aprender um pouco sobre a história da construção da muralha, que teve o objetivo de impedir ataques piratas à cidade.


Foto: Getty Images Ampliar
Cartagena tem um cenário bucólico que encanta os turistas

Outra parada é o Castillo de San Felipe de Barajas, que chegava a abrigar mais de mil soldados em tempos de guerra. O castelo conserva muitos canhões da época em que foi construído. Do lado de dentro você vai encontrar um amplo pátio conhecido como Plaza das Armas. Para chegar lá é preciso subir escadas e andar por passagens subterrâneas que eram usadas para armazenar pólvora e armas.

Para fazer um roteiro cultural completo, não deixe de passar pelos museus que marcam presença em Cartagena. No centro histórico estão os principais. O Museo de Oro de Zenú expõe centenas de adornos feitos em ouro. Algumas peças usadas pelo fundador de Cartagena, Don Pedro Heredia, também podem ser vistas. O Palacio de La Inquisición, localizado na linda Plaza de Bolívar, abriga réplicas de instrumentos de tortura usados e vale uma visita rápida. O Museo de Arte Moderno conta com obras de artistas colombianos famosos como o pintor Ignácio Gómez Jaramillo.

Foto: Getty Images
Um romântico passeio de carruagem pode ser feito ao entardecer em Cartagena


Sem muita estrutura para receber crianças, a cidade murada é reduto de casais apaixonados de várias partes da Colômbia, e do mundo, que passeiam sem compromisso pelas ruas. Quem estiver em viagem romântica não pode deixar de se hospedar em dos vários hotéis-boutique muito bem localizados e decorados. Já para as famílias com crianças, o mais indicado é hospedar-se em resorts que estão um pouco distantes da cidade murada, mas oferecem uma infra-estrutura mais completa.

O passeio de charrete ao entardecer e o pôr-do-sol visto do Café del Mar na cidade murada são imperdíveis. Além disso, refeições à luz de vela podem fazer parte do roteiro romântico. A noite termina em uma das várias casas noturnas da cidade, como o muito bem cotado Café Havana. Por lá, muita música latina e casais dançando coladinhos.


Foto: Getty Images
As praias de Cartagena tem areia branquinha


Se o agito da cidade cansar, é sempre possível visitar uma das ilhas próximas à baía de Cartagena. Areias brancas e águas transparentes lembram que o arquipélago é banhado pelo Mar do Caribe.

Diversas atividades são oferecidas aos turistas, entre elas uma visita ao Oceanario de la Isla de San Martín de Pajarales, onde acontece o divertido show de golfinhos. Para os que não abrem mão de conhecer um pouco sobre a vida marinha do lugar, ainda é possível mergulhar ou fazer snorkeling com guias locais.

Foto: Getty Images Ampliar
As palenqueras, mulheres negras com vestes coloridas,  vendem frutas que refrescam o calor intenso


A gastronomia de Cartagena é variada e tem ingredientes marcantes. Dificilmente uma refeição ficará isenta da presença de frutas, especialmente banana, coco, morango e manga. Além das mesas dos restaurantes, elas estão literalmente em cada esquina da cidade murada. Por toda a cidade as palenqueras, mulheres negras com vestes coloridas, vendem frutas que refrescam o calor intenso.

Dois restaurantes de quase mesmo nome são bastante conhecidos: La Casa de Socorro e La Cocina de Socorro. Eles estão no bairro operário de Getsemaní, na parte velha da cidade. Os moradores locais indicam o La Cocina para visitantes, mas as porções generosas e saborosas do La Casa ganham mais pontos no gosto popular.

Algumas comidas típicas não podem faltar na viagem: os famosos e, muito consumidos, patacones – fatia de banana amassada e frita – e os pescados fritos. Aliás, fritura é o que não falta na Colômbia. Se você deseja uma refeição mais leve, pergunte antes ao garçom como o prato é preparado para não tomar um susto com fritura da entrada até a sobremesa.

Na Plaza de Los Coches está o famoso Portal de los Dulces. Por lá, as palenqueras vendem uma enorme variedade de doces. Um dia não fica completo em Cartagena sem uma parada para provar as delícias feitas à mão pelas mulheres de Palenque. Aproveite.


Fonte: http://turismo.ig.com.br/destinos-internacionais/cartagena-varias-viagens-em-uma/n1597602834868.html

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Piscinas naturais no Nordeste

Águas praticamente transparentes e pontuadas por peixinhos coloridos fazem das piscinas naturais do Nordeste verdadeiros aquários a céu aberto. Como são rasas, você só precisa de máscara e snorkel para contemplar todos os encantos que vivem nos corais. E relaxar na água morninha e sem correnteza.
Uma dica: como as piscinas são formadas na maré baixa, fique de olho na tábua das marés antes de sair para o passeio. Nas luas cheia e nova, as águas ficam ainda mais cristalinas.
À beira da praia ou em alto mar, reunimos piscinas naturais de cinco Estados nordestinos, que merecem um demorado mergulho.

Porto de Galinhas – Pernambuco
Foto: Getty Images
Jangadeiros levam os turistas até as piscinas naturais de Porto de Galinhas

As piscinas naturais são o principal cartão postal de Porto de Galinhas. Assim que o visitante dá um tchibum nas águas morninhas, dezenas de peixinhos azuis, vermelhos, amarelos dão as boas vindas. Elas deram fama ao vilarejo, localizado no sul de Pernambuco, que recebe meio milhão de turistas por ano.

Você pode ir nadando até as piscinas, mas perderia o divertido passeio de jangada. No percurso, o jangadeiro mostra a mais famosa de todas, que ganhou o apelido de “Mapa do Brasil” por causa do formato.


Maragogi - Alagoas
 Foto: Flickr/Breno Laprovitera/Galeria do Bem
Peixinhos coloridos e corais podem ser vistos no snorquel ou no mergulho com cilindro

 
A cor azul-turquesa da água, os recifes coloridos e a diversidade de peixes deram à Maragogi o título de “Caribe brasileiro”. As piscinas naturais, aqui chamadas de galés, são cercadas por extensas barreiras de corais - uma das maiores do mundo. Com um mar quase transparente, é possível até ver os corais mesmo estando fora da água.

Catamarãs deixam o litoral em direção aos arrecifes em alto mar, a seis quilômetros da praia. As galés são rasinhas e bastam máscara e snorkel para apreciar peixes, moluscos, esponjas e crustáceos que vivem nos corais.


A cor azul-turquesa da água, os recifes coloridos e a diversidade de peixes deram à Maragogi o título de “Caribe brasileiro”. As piscinas naturais, aqui chamadas de galés, são cercadas por extensas barreiras de corais - uma das maiores do mundo. Com um mar quase transparente, é possível até ver os corais mesmo estando fora da água.

Catamarãs deixam o litoral em direção aos arrecifes em alto mar, a seis quilômetros da praia. As galés são rasinhas e bastam máscara e snorkel para apreciar peixes, moluscos, esponjas e crustáceos que vivem nos corais.

Picãozinho – Paraíba

Foto: Divulgação/Pbtur
As piscinas naturais de Picãozinho são um enorme aquário a céu aberto



A praia de Tambaú, em João Pessoa, é o ponto de partida para as piscinas naturais de Picãozinho, a cerca de 1,5 quilômetro da costa. Enquanto o barco deixa o litoral, se tem uma bela vista da orla da capital paraibana e da Estação Cabo Branco, um prédio em formato hexagonal projetado por Oscar Niemeyer que abriga um conjunto cultural.

Nesse enorme aquário a céu aberto, do tamanho de um campo de futebol, cardumes de peixinhos coloridos nadam nas reentrâncias dos arrecifes de corais. E é bem diversificado: sargentinho, neon, mero, grama, zumbi e tubarão-lixa. Tem estrelas do mar, tartarugas-de-pente. Se tiver sorte, botos cinza e peixes-boi marinhos podem aparecer nas redondezas.




Taipu de Fora - Bahia
Foto: Divulgação/Pousada Taipu de Fora
Taipu de Fora tem cristalina água azul-turquesa


Águas clarinhas, belos corais e peixes de todas as cores são um convite irresistível ao mergulho. A piscina natural fica bem perto da praia de Taipu de Fora, a mais famosa da Península de Maraú, no sul da Bahia. O grande aquário de quase um quilômetro de largura reflete na água azul-turquesa os coqueirais, que dividem a areia e a mata.

No verão, os mergulhos são feitos à noite com lanternas, para observar a fauna marinha que se esconde nos labirintos dos arrecifes. Para chegar até a praia de Taipu, é preciso seguir por trilhas pela mata ou alugar um jipe. Mas ter todo aquele pedaço de paraíso praticamente só para você, compensa – e muito.

Maracajaú – Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação
Nos parranchos também dá para mergulhar com cilindro para ver os corais


Santuário submarino, os recifes se estendem por mais de dez quilômetros em alto mar. Chamados de parranchos, eles abrigam centenas de espécies de peixes – e ainda crustáceos, moluscos, estrelas do mar e algas.

Como os corais ficam submersos, entre um e quatro metros de profundidade, máscara e snorkel são imprescindíveis. Os sete quilômetros de distância da praia são feitos a bordo de lanchas ou catamarãs confortáveis, que oferecem petiscos e bebidas. Para quem quiser mergulhar mais fundo, as embarcações oferecem equipamentos.


Fonte: http://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/as-piscinas-naturais-do-nordeste/n1597216207686.html

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dicas Santana Saks - Evite problemas no feriado


 Com o Carnaval chegando, os consumidores costumam aproveitar o período para programar uma viagem. Nesta época, alguns compram pacotes turísticos, enquanto outros preferem alugar uma casa ou apartamento para passar os dias do feriado.

De acordo com o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), após a escolha do passeio do roteiro, o consumidor deve avaliar se prefere um serviço personalizado, com liberdade de escolher a programação, ou uma excursão, onde os roteiros e horários são fixos, valendo a pena checar o número de pessoas que compõem o grupo.

Pesquisar os preços também é fundamental. As ofertas feitas ao consumidor, por meio de anúncios e folhetos, devem conter informações claras, como valores cobrados, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), traslados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias, juros nos pagamentos a prazo e, por fim, despesas extras que ficarão por conta do consumidor.

Exterior
Se o consumidor optar por uma viagem internacional, deve ficar atento a questões relacionadas ao câmbio de moeda, pois isso afeta decisivamente os gastos de maneira geral. Segundo a Fundação, nas compras realizadas com cartão de crédito, a conversão será feita para pagamento em real na data de vencimento do fechamento da fatura, portanto, é importante verificar a conveniência de optar por outras formas de pagamento, como traveler check, para evitar gastos fora do orçamento
O consumidor também deve se informar sobre a necessidade de vistos, vacinas, autorização para viagens de menores, para providenciar tudo isso antecipadamente. Além disso, é importante ficar atento aos horários e chegar aos locais de saída dos grupos com antecedência.
O consumidor também não pode esquecer de verificar os limites alfandegários para gastos no exterior.

Contrato
Caso opte por fechar um pacote com alguma agência de viagem, o consumidor deve procurar referências sobre ela, antes de assinar qualquer contrato.
No contrato, o consumidor deve exigir que conste tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade. As cláusulas que possam colocar o consumidor em desvantagem exigem mais atenção, sobretudo quanto à possibilidade de alterações nos hotéis, passeios, taxas extras e transportes.
É importante guardar uma via datada e assinada, além de todos os prospectos, anúncios e folhetos publicitários, que integram o contrato.
Fechado o negócio, a agência deve fornecer os comprovantes de reserva de hotéis, traslados, entre outros serviços contratados, bem como recibos dos valores pagos, bilhetes, passagens com datas de saída e chegada.
Se houver algum problema durante a viagem, o consumidor deve comunicar os responsáveis e, se possível, registrar tais problemas por meio de fotos ou vídeos.

Imóveis
Para os consumidores que preferem alugar um imóvel para o Carnaval, o prazo deste tipo de locação não pode ultrapassar 90 dias e o pagamento dos aluguéis e encargos pode ser solicitado antecipadamente e de uma só vez.
É importante exigir o recibo discriminado de todas as quantias pagas. Antes de escolher o imóvel, o consumidor deve buscar informações com pessoas de confiança, checando tudo o que for oferecido. A localização do imóvel, inclusive as condições de acesso ao local, pontos de referência e infraestrutura da região, são fatores fundamentais a serem observados.
Se possível, o consumidor deve fazer uma visita ao local, em companhia do proprietário ou representante, relacionando por escrito as condições gerais em que se encontra o imóvel. Na impossibilidade dessa inspeção, o ideal é obter informações com conhecidos que já tenham ocupado o imóvel, não confiando apenas em fotos ou anúncios.
O contrato deve conter tudo o que foi tratado verbalmente, discriminando data de saída, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e número de cômodos, garagem, etc. Se o imóvel for mobiliado, o contrato deve ter a descrição de seu estado de conservação e a relação de móveis e utensílios disponíveis. Ao final da locação é importante realizar nova vistoria.

De olho nas bagagens
Segundo o Procon-SP as bagagens também necessitam de cuidados. Para evitar problemas, veja o que fazer:
1. Viagens rodoviárias: identifique a mala por dentro e por fora com endereço da origem e do destino. Caso leve presentes, transporte na bagagem de mão as notas fiscais de compra; carregue os documentos pessoais e objetos de valor, como joias, também na bagagem de mão. Exija que a empresa transportadora identifique toda a bagagem com um tíquete próprio, do qual uma parte fica com o passageiro.
2. Valor da bagagem: fique atento aos pertences levados na mão, principalmente nas paradas e escalas. De acordo com o Procon, existe um decreto lei de 1998 que determina valores máximos para extravio e avaria na bagagem, mas nem sempre a quantia reembolsada espelha a realidade e, dessa forma, o consumidor acaba tendo de procurar seus direitos judicialmente.
3. De avião: no transporte aéreo, malas, sacolas, pacotes ou bolsas de mão devem ser identificados, dentro e fora, com etiquetas que contenham seu nome, endereço completo e telefone. Eventuais excessos de bagagem podem ser cobrados, por isso, verifique com antecedência o limite de peso ou volume determinado pela companhia. Viagens internacionais podem ter algumas restrições quanto às bagagens de mão.
4. Responsabilidade: após o check-in, a empresa aérea se torna responsável por sua bagagem, por isso, ela deve indenizá-lo, em caso de extravio ou danos. Se preferir, para garantir sua segurança, faça uma declaração dos itens contidos na bagagem, discriminando os valores, e guarde uma via (taxa cobrada à parte).
5. Receita Federal: equipamentos eletrônicos como máquina fotográfica, filmadora, computador portátil etc, devem ser declarados no posto da Receita Federal localizado dentro do aeroporto.

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2012/02/10/viagem-de-carnaval-saiba-como-evitar-problemas-no-feriado.jhtm

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SP e Rio são alvo de campanha de incentivo ao turismo do Reino Unido

As duas maiores cidades brasileiras estão entre os 14 alvos escolhidos para a nova campanha institucional de fomento ao turismo do VisitBritain.

O escritório britânico irá gastar 25 milhões de libras (cerca de R$ 68 bi) no projeto, que pretende atrair 4,6 milhões de turistas a mais para a Inglaterra, Escócia e País de Gales em 2012. O retorno é estimado em 2,3 bilhões de libras (R$ 6,3 bi) em gastos dos visitantes nos países.

Silvio Cioffi/Folhapress
Vista noturna da London Eye, localizada à margem sul do rio Tâmisa, em Londres
Vista noturna da London Eye, localizada à margem do rio Tâmisa, em Londres; Reino Unido quer atrair brasileiros


Segundo o VisitBritain, esta é a maior campanha realizada em sua história.

O lançamento oficial da campanha no país, batizada de "Great", acontecerá no próximo dia 9 de março, no Rio, com a presença do ministro de Cultura e Esportes britânico, Jeremy Hunt, e do príncipe Harry.

Neste ano, o Reino Unido será sede de eventos de grande magnitude, como os Jogos Olímpicos, em Londres, e o jubileu de diamante da Rainha Elisabeth 2ª.

Além de São Paulo e Rio, as outras cidades-alvo do "Great" são Pequim, Xangai, Berlim, Los Angeles, Nova York, Melbourne, Sydney, Mumbai, Nova Déli, Paris, Tóquio e Toronto.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1046555-rio-e-sp-sao-alvo-de-campanha-de-incentivo-ao-turismo-do-reino-unido.shtml

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

7 Dicas para o turista de excursão

Uma lista de vantagens aguarda quem escolhe fazer uma viagem de excursão. Chegar aos pontos turísticos sem se perder, contar com uma seleção bem pensada de passeios, não se deparar com dificuldades causadas pela barreira do idioma em território estrangeiro e conhecer gente nova estão entre elas.

No entanto, seguir certas normas de convivência e disciplina são essenciais para que tudo transcorra bem e a experiência não se transforme em pesadelo. “Quem viaja de excursão deve antes de tudo ter espírito de coletividade”, alerta Alessandro Almeida, coordenador de viagens da agência Personal Travel.

Augusta Fortunato, presidente da Tia Augusta Turismo, diz que antes de fechar um pacote, o consumidor deve ter consciência de que nem sempre vai poder satisfazer suas vontades. “Defendo a ideia de que há muito mais vantagens do que desvantagens de se viajar em grupo. Mas é preciso ter paciência e tolerância com os limites dos colegas”.

Confira no álbum abaixo os sete “pecados” que devem ser evitados para que a viagem de excursão não se torne um inferno e alcance o paraíso em suas férias de verão.

1 –  Os atrasadinhos
“Quem não é disciplinado com os horários no dia a dia, não tem perfil de viajante de excursão”, garante Alessandro Almeida, coordenador da Personal Travel. “Se um passeio está marcado para às 9h, não chegue às 9h30 no ponto de encontro marcado”, aconselha. “Você deixará seus companheiros de viagem esperando, o que é nada agradável”.

2 – Procura-se turista desesperadamente
Outro pecado comum cometido pelo turista de excursão é inventar algum passeio solitário e não comunicar o guia da viagem. “Às vezes, o turista some do hotel o dia todo e o guia fica preocupado, sem saber se a pessoa se perdeu na cidade, se sofreu algum acidente ou se está com problemas para se comunicar em outro idioma e não consegue voltar”, conta Tia Augusta.
          
3 – Meu filho, meu tesouro
Pais que viajam com os filhos pequenos em uma excursão devem se lembrar que as vontades da criança também devem se adaptar ao coletivo. E não o contrário.
“Já tive caso de uma mãe na Disney que queria mudar o rumo de um passeio inteiro porque o filho cismou de ir tomar sorvete do outro lado do parque. Como se a criança fosse príncipe daquele grupo”, recorda Tia Augusta.
Segundo ela, toda viagem de excursão reserva um tempo livre para o turista. “É nessa hora que deve aproveitar para fazer as vontades do seu filho”.

4 – Farmácia particular
Quem tomar medicamentos específicos para determinados problemas de saúde, nunca deve esquecer de levar seu próprio estoque de remédios na bolsa.
“No ônibus da excursão há medicamentos para primeiros socorros, mas ele não é uma farmácia”, diz Tia Augusta. “Seja precavido e evite que uma dor de cabeça ou uma cólica estrague seu passeio”.

5 – A tentação da lojinha do aeroporto
“Lojinhas de aeroporto costumam deixar os turistas assanhadinhos”, revela Tia Augusta. “Se você está em grupo e se interessou em ver uma loja, avise o seu guia e veja com ele se não há risco de atrasar o embarque do grupo”

6 – Fotógrafos
Almeida também cita o problema dos “fotógrafos de excursão”. “Tem turista que quer ficar tirando foto de um mesmo monumento por horas... Isso é um problema, porque acaba comprometendo todo o cronograma de passeio”, conta.
O coordenador de viagens diz que em lugares como o Museu do Louvre, nem sempre é possível ficar tirando fotos de cada obra que o viajante achar interessante. “Não dá para ficar uma hora clicando a Monalisa, quando se tem uma imensidão de obras para conhecer”.

7 – Merenda VIP
Geralmente os guias levam os grupos em restaurantes que têm todo o tipo de comida e não apenas as típicas do país que está sendo visitado. “Se você tem condições financeiras e está interessado em ir a um cinco estrelas, lembre-se que nem sempre seus colegas de grupo podem te acompanhar”, diz Alessandro. “Deixe para conhecer o tal restaurante em um passeio só seu. Comunicado ao guia antes, claro”.



Fonte: http://viagem.uol.com.br/ultnot/2012/02/07/sete-pecados-do-turista-de-excursao-pode-transformar-paraiso-das-ferias-em-inferno.jhtm

Dicas Santana Saks - Regras para transporte de animais em viagens

 
Cão se preparar para viajar

Cão se preparar para viajar

SÃO PAULO - Para realizar uma viagem internacional com o animal de estimação, o passageiro deve ficar atento às normas de ingresso no país de destino.

A primeira atitude a ser tomada é a emissão de certificado que garante que o animal está em boas condições de saúde, realizada pelo Vigiagro (Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional). Para obter o CZI (Certificado Zoossanitário Internacional), é preciso procurar um veterinário para obter o atestado de saúde animal e outros documentos eventualmente exigidos pelo país de destino.

O atestado de saúde emitido pelo veterinário é válido por três dias, por isso, nesse período, o tutor do animal precisa pedir a emissão do CZI.

De acordo com a fiscal federal Mirela Eidt, a permanência no destino pode ser de um, dois ou 90 dias. Independente disso, para retornar ao Brasil, o dono do animal terá de procurar o serviço veterinário oficial do país em que está para pedir novo documento. Se tudo estiver correto, o tutor não precisará levar o animal para obter o CZI. “O proprietário é responsável pela fidelidade das informações, que serão fiscalizadas no ponto de ingresso”, acrescenta.
Apesar de o certificado ser emitido gratuitamente, as companhias aéreas cobram taxas específicas para o transporte de animais, baseadas no peso e tamanho do animal, a critério de cada empresa.
Para viagens nacionais, durante o deslocamento, o dono do animal deve ter em mãos a carteira de vacinação do bicho, atualizada para a vacina contra a raiva.

Vacinas
O CZI é emitido na hora, porém, pode demorar até 48 horas, dependendo da demanda. Além disso, é importante saber que é preciso vacinar os animais com a antirrábica. A vacina só não é obrigatória em
países considerados livres da doença.

Países da União Europeia, por exemplo, demandam teste de anticorpos contra raiva e só permitem ingresso após três meses da realização do exame. Para o Japão, é preciso esperar seis meses após o teste.


Fonte: http://viagem.uol.com.br/ultnot/infomoney/2012/02/02/passageiro-deve-estar-atento-as-regras-para-transporte-de-animais-em-viagens.jhtm

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pôr do Sol no Morro de São Paulo - BA



Frutos do mar, um drinque gelado e um lugar gostoso para relaxar fazem parte da experiência de passar uns dias na praia.

O bar Toca do Morcego teve a ideia de juntar tudo isso com o pôr do sol. O local fica no alto do morro e oferece esteiras, almofadas e cervejas geladas para quem aproveita o espetáculo natural.

Bar Toca do Morcego, no Morro de São Paulo, Bahia, é conhecido pela bela vista do pôr do sol


Bar Toca do Morcego, no Morro de São Paulo, Bahia, é conhecido pela bela vista do pôr do sol

Vale a pena tentar chegar cedo, pois, conforme o fim da tarde se aproxima, as pessoas começam a disputar os melhores lugares.

De maio a julho, o Nordeste entra no período de chuvas. Se você for visitar a região nessa época, é melhor não colocar muitas expectativas no pôr do sol.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1018106-por-do-sol-e-drinque-gelado-embalam-a-tarde-em-bares-do-morro-de-sao-paulo.shtml

Pantanal

Pantanal - Brasil

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Pantanal mato-grossense fica na região Centro-Oeste do Brasil, com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso. Seus 230.000Km² são a maior planície alagável do planeta, cuja biodiversidade inclui aproximadamente 650 tipos de aves, 80 espécies de mamíferos, 50 de répteis e 230 de peixes.

O período de seca vai de maio a setembro (meses de menos chuva), com temperatura mais amena, vegetação menos carregada e maior facilidade para se observar os mamíferos da região. Entre outubro e fevereiro, a cheia - “período de águas” no linguajar pantaneiro – tem chuva forte, calor e mosquitos, mas é o momento de maior exuberância da flora.

Hoje, Pantanal já não significa desconforto. Vários hotéis e pousadas, procurados por turistas cada vez mais exigentes, conseguem garantir comodidade com respeito ao meio-ambiente. Mas também nada de resort. O negócio por ali é suar um pouco a camisa, contemplando as maravilhas do lugar.
Na piracema, quando os peixes migram até as cabeceiras dos rios para se reproduzir e desovar, a pesca é expressamente proibida pelo Ibama. Ocorre, geralmente, entre dezembro e março (mas as datas podem variar segundo a região).

A maior parte dos hotéis e pousadas do Pantanal – situados em lugares isolados – oferecem pensão completa. Em Corumbá, não se acanhe com o exotismo da culinária. Dê um golinho no refrigerante de erva-doce e abocanhe a saltenha (empanado tradicional na Bolívia), feita de trigo com recheio de frango, batata, azeitona e ovos. Os peixes de rio, claro, são o forte dos restaurantes de Corumbá. Um dos lugares especializados na saltenha, no centro de Corumbá, é a Saltenharia do Nandinho. Saltenharia do Nandinho. tel. 67 - 3231-0453, rua Dom Aquino, 1370. Também no centro de Corumbá, o Avalon Grill tem comida variada. Entre os pratos mais requisitados do cardápio estão o pintado grelhado, o risoto de camarão e a picanha com batata assada. Avalon Grill. tel. 67 - 3231-4430, rua Frei Mariano, 499.

Quem quiser intercalar um pouco de história com a natureza do Pantanal pode dedicar algumas horinhas à cidade de Corumbá. O lugar preserva construções dos séculos 17, 18 e 19 - boa parte delas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Corumbá foi palco de batalhas durante o século XIX e seu porto era estratégico para a economia do Brasil colonial.

POR QUE VALE A PENA? As espécies locais estão em risco de extinção, as águas estão igualmente ameaçadas, mas ainda há o verde em abundância.
NÃO PERCA - Um passeio a cavalo. Acompanhado de peões pantaneiros, é possível explorar o lugar cavalgando em áreas alagadas.
O QUE EU GANHO COM ISSO? A oportunidade de conhecer de perto – e sem perigo – onças, jacarés, camaleões, sucuris e jibóias.
VISITE os jacarés à noite. No passeio noturno é possível ver o brilho dos olhos desses répteis refletindo a luz das lanternas.




Guias Time Out: Sua melhor companhia de viagem para destinos internacionais e nacionais



Guias Time Out: Sua melhor companhia de viagem para destinos internacionais e nacionais


Guias Time Out: Sua melhor companhia de viagem para destinos internacionais e nacionais




Fonte: http://viagem.br.msn.com/pantanal-brasil

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lugares que prometem bombar em 2012


Os editores internacionais da Time Out elegeram endereços e eventos que prometem bombar em 2012. A lista dos eleitos foi divulgada pela Time Out Travel. Selecionamos aqui o que há de melhor em Paris (França); Cidade do Porto (Portugal); Melbourne, (Austrália); Buenos Aires, (Argentina); Kuala Lumpur, (Malásia) e Abu Dhabi (Emirados Árabes). Confira:


Mais endereços e eventos que prometem bombar em 2012 - 1 (© Shutterstock)


Beber & Ouvir - Café la Cigale (124 Boulevard de Rochechouart, 18th (+33 1 55 79 10 10), irmão mais novo da legendária sala de concertos, tem assinatura de Philippe Starck e Thierry Costes. O lugar faz parte de uma nova onda de endereços que está dando ao quarteirão do Pigalle uma pitada a mais de charme. O estilo é pós-industrial: pé direito alto com paredes de concreto cinza e peças do artista americano Phil Frost. No pequeno palco, bandas e DJs misturam punk, rock alternativo ou de garagem. Coqueteis de frutas completam a noite. Onde Ficar - O La Maison Champs Elysées, localizado em área nobre de Paris, entre Champs Elysées e River Seine (8 Rue Jean Goujon, 8th; +33 1 40 74 64 65, www.lamaisonchampselysees.com) é o primeiro hotel decorado pela Maison Martin Margiela. No térreo, o Salão Branco é a parada certa para uma garrafa de champanhe, ou duas.





 
Mais endereços e eventos que prometem bombar em 2012 - 1 (© Shutterstock)
Abu Dhabi - Ver - Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, tem grandes planos para a Ilha Saadiyat. Em pouco tempo, a primeira filial do Louvre fora de Paris e também a do Guggenheim estarão prontas. Até lá, a cidade recebe exposições de arte regulares em suas galerias. Para amantes do golf, o Saadiyat Beach Golf Club, desenhado por Gary Player, tem uma vista maravilhosa do Golfo. Onde ficar - O Monte Carlo Beach Club (+971 2 656 3500, http://www.saadiyat.ae/en/hospitality-and-leisure/monte-carlo-beach-club2.html) é a melhor opção para quem quer relaxar em uma riviera chique. Aproveite o fim de tarde para dar um mergulho junto com o sol nas águas do Golfo e, se der sorte, você vai conseguir ver espécies raras de tartarugas nas dunas de Saadiyat.


Mais endereços e eventos que prometem bombar em 2012 - 1 (© Shutterstock)

Melbourne - Música - O Laneway é o melhor festival de música da Austrália. Em Melbourne, o evento atrai um grande número de bandas e DJs para seu novo endereço: Footscray Community Arts Centre (45 Moreland St, Footscray; +61 3 9362). Confira a programação: http://melbourne.lanewayfestival.com.au. Onde Ficar: Inspirado na obra de Adam Cullem, um dos artistas mais controversos da Austrália, o The Cullen (164 Commercial Rd, Prahran 3181; +61 3 9098 1555) faz parte do Art Series Hotel. Mais de 400 trabalhos do artista estão espalhados pelo hotel. Os 113 quartos têm as mais variadas configurações, mas todos são equipados com kitchenettes. O charmoso restaurante chinês do andar térreo vale uma visita.



Mais endereços e eventos que prometem bombar em 2012 - 1 (© Shutterstock)

Kuala Lumpur - Compras - Nerver Follow Suit (28-2 Jalan Telawi 2, Bangsar; +60 3 2284 7316) é diferente de qualquer loja de Kuala Lumpur. Sob o comando de estilistas e designers locais, é conhecida por seus looks básicos, peças vintages (algumas dos anos 1920) e modelos originais. Ouvimos rumores de que os proprietários vão ainda anexar um restaurante à loja. Esperamos que seja verdade. Onde Ficar - Em Kuala Lumpur, o Hotel Boutique Anggun (7 e 9 Tengkat Tong Shin, off Jalan Bukit Bintang, +60 3 2145 8003) é uma boa surpresa para quem procura um lugar tranquilo e com bom serviço na cidade. Mais confortável do que luxuoso, proporciona uma boa experiência, graças ao jardim no terraço com uma bela vista para a cidade.


Mais endereços e eventos que prometem bombar em 2012 - 1 (© Shutterstock)

Buenos Aires - Comer e Beber - O vinho é o protagonista principal da Vinoteca e Restaurante Aldo Restorán (Moreno 372, y Defensa; +54 11 5291 2380, aldosvinoteca.com/restoran), em Buenos Aires. São mais de 500 rótulos selecionado pelo sommelier Aldo Graziani. A proposta do lugar é servir os melhor vinho com os melhores preços. O restaurante, em estilo ‘art deco’ tem um menu moderno, que inclui carneiro assado lentamente ao vinho, boa opção para dar um tempo nas carnes mais tradicionais nos cardápios da cidade. Onde ficar - BoBo é abreviação de ‘Bohemian Bourgeois’ e é também o nome de um dos hoteis mais baratos e charmosos de Buenos Aires. Instalado em uma bela mansão do século 1920 em Palermo, seu restaurante transformou-se na parada perfeita para bebericar antes do jantar ou para o chá da tarde. O BoBo fica na Guatemala 4882, Palermo; +54 11 4774 0505, http://www.bobohotel.com/.



 

Mais endereços e eventos que prometem bombar em 2012 - 1 (© Shutterstock)
Porto - Música - Primavera Sound (portal.primaverasound.com) teve sua origem em Barcelona. A versão portuguesa acontece na cidade do Porto de 7 a 10 de junho. Para este ano, estão confirmadas as presenças de Björk, Yo La Tengo, Wilco, Jeff Mangum, entre outras boas atrações. Onde Ficar - A casa do Conto (Rua da Boavista 703, Cedofeita, próximo ao Centro e Boavista; +351 22 20 60340) é como um museu, só que com camas. Do lado de fora, parece uma mansão do século 19, mas em seu interior misturam-se estilos minimalistas e modernos. O hotel sedia uma boa variedade de eventos culturais.





Fonte: http://viagem.br.msn.com/hot-list-2012-2#image=1

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As 7 Maravilhas do país


Você já conhece as 7 Maravilhas do Mundo Moderno e até os vencedores provisórios das 7 Maravilhas Naturais do mundo. Mas quais serão, na opinião dos brasileiros, as 7 Maravilhas Brasileiras? Diferente das duas primeiras listas, conduzidas internacionalmente pelo site New 7 Wonders, foi uma pesquisa do site de hospedagem Hoteis, realizada durante o mês de novembro de 2011, que levantou a questão. Apesar de não ser o retrato oficial do que o povo brasileiro pensa ser seus principais destaques (apenas os cadastrados no site foram convidados a responder à pesquisa), a lista dá uma ideia dos lugares preferidos no país.

Foz do Iguaçu (PR) foi o local mais votado como sendo uma das Maravilhas do Brasil, seguido de Pão de Açúcar (RJ), Basílica da Nossa Senhora da Aparecida (SP), Elevador Lacerda (BA), Museu do Ipiranga (SP), Teatro Amazonas (AM) e Ópera de Arame (PR). Segundo dados da mesma pesquisa, 71% das pessoas afirmou conhecer, entre todas as novas maravilhas do mundo, o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro).

Vários países colheram dados sobre suas próprias maravilhas nessa mesma enquete. Globalmente, mais de 2500 pessoas deram suas respostas.



 A Basílica da Nossa Senhora Aparecida (SP) é o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano, o templo, localizado em Aparecida, foi inaugurado em 1980 com a visita do Papa João Paulo 2º.
 
 Construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, o Elevador Lacerda, em Salvador (BA), é um dos principais pontos turísticos da cidade
 
 Foz do Iguaçu (PR), que está na lista de Maravilhas Naturais do Mundo, forma um conjunto de cerca de 270 quedas d'água, na época das cheias.
 
 O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Museu do Ipiranga, tem em seu acervo uma das obras brasileiras mais conhecidas, o quadro de Pedro Américo "Independência ou Morte"
 
 A construção da Ópera de Arame, em Curitiba (PR), foi erguida em um local onde funcionava uma antiga pedreira.
 
 Inaugurado em 1912, o complexo turístico Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é um dos cartões-postais do país.
 
 Localizado no centro de Manaus, o Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896 e expressa toda a riqueza da região durante o Ciclo da Borracha.