terça-feira, 8 de novembro de 2011

Conheça a catedral de sal da Colombia

A cerca de 50 quilômetros de Bogotá (Colômbia) e a 180 metros abaixo da terra fica a imponente Catedral de Sal de Zipaquirá, uma construção subterrânea talhada pelos próprios mineradores como culto à Virgem de Guasá, escolhida por esses trabalhadores como sua padroeira.
Os próprios mineradores tiveram a ideia de que algo tão simples como o sal poderia ter mais utilidade do que apenas ser usado na comida ou para uso industrial.
Esta mina é o resultado da evaporação de um pequeno mar que havia na região há 70 milhões de anos e que, após um movimento telúrico que uniu os picos de duas montanhas, deixou o sal preso em uma cavidade no interior da terra.
Os especialistas asseguram que esta jazida conta com reservas de mais de 250 milhões de toneladas de sal e, segundo os estudos realizados, essa quantidade poderia ser explorada durante os próximos 500 anos.
Esta Catedral de Sal é considerada pelos colombianos como a primeira maravilha do país e se transformou no principal atrativo turístico para quem têm a possibilidade de percorrer em seu interior as 14 estações que Jesus Cristo sofreu a caminho do calvário.
O gerente da catedral, William Suárez, confirmou à Agência Efe que este monumento é visitado anualmente por 500 mil turistas, deles, "40% são estrangeiros e 60% colombianos".
O município de Zipaquirá fica muito perto da capital colombiana e é conhecida como a "cidade de sal" por ser um dos centros mais importantes de exploração deste mineral na Colômbia
.


Para seu prefeito, Jorge Enrique González, este é "o lugar turístico por excelência da Colômbia, o que o transforma em um grande gerador de receita" para sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário