Cercado por montanhas cobertas da Mata Atlantica, o Saco do Mamanguá, em paraty, é o unico lugar do Brasil com formação similares à dos fiordes - depressões geológicas comuns nos países escandinavos. mesmo sem o branco sobre as montanhas, o nosso fiorde tropical não fica devendo em exotismo e beleza. O sacrificio é pouco, se comparado à incrivel paisagem de mar e montanhas, que engloba duas ilhas, 33 prainhas, dezenas de ricahos e um manquezal.
No Mamanguá, vivem tartarugas, peixes, cavalos-marinhos e golfinhos. O grande destaque, porém, só pode ser visto à noite, na comletaausência de luz: os plânctons-minusculos seres que compõem a base de nossa cadeia alimentar se movimentam aleatoriamente e , quando agitados, brilham como vaga-lumes submersos, num espetaculo visto apenas em águas quentes de locais extremamente preservados. Era uma cidade ja povoada desde a época dos escravos e antes até pelos índios Guaianases e hoje composta por cerca de 120 famílias compoem a população caiçara: miscigenação de índio com o negro escravo e o branco europeu. Vivem da pesca, artesanato, agricultura e prestação de serviços ao turista.
Como chegar: Quem viaja de carro, pela BR-101 (Rio-Santos), deve entrar em Paraty Mirim, no Km 581 e pegar uma estrada de terra por mais 7 km até a praia.